domingo, 27 de dezembro de 2009

Regresso às Origens II – O Reencontro com os “Mestres”

Biblioteca da Escola Secundária de Diogo de Gouveia, 10 de Dezembro de 2009, 20 horas.



Aconteceu o 2º momento de diálogo em redor da «Operação Dominó». Depois do encontro com alunos de literatura, foi a vez dos professores e dos adultos frequentadores do projector de Educação e Formação de Adultos da instituição.


Todas as apresentações diferem umas das outras. Esta constituiu um momento particularmente curioso com um aroma a nostalgia sublime.



Naquele espaço de cultura, sobrevivente à hecatombe do progresso que transformou, temporariamente, o edifício mítico num monte de escombros de betão, deu-se o encontro mágico entre o autor e os seus antigos “mestres” das letras. Partilharam-se vivências, trocaram-se experiências, e reviveram-se momentos inscritos na enciclopédia intelectual dos participantes.




Em redor da «Operação Dominó» evoluíram leituras de passagens marcantes do texto, enunciaram-se temáticas (problemática da droga nos meios rurais, a falta de perspectivas das populações isoladas, a prostituição, os contrastes culturais, os traços que marcam as tradições da ruralidade profunda, etc..) e propuseram-se reflexões mais e / ou menos filosóficas sobre as mesmas.



No final, houve tempo e espaço para um momento de confraternização entre os presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário