domingo, 20 de dezembro de 2009

Regresso às Origens

Aconteceu dia nove de Dezembro a primeira sessão de Luís Miguel Ricardo na Escola Secundária de Diogo de Gouveia em Beja.

Público alvo: duas turmas de literatura do 11º ano. Não foi uma apresentação orientada para a Educação e Formação de Adultos, nem uma apresentação generalista. Foram 90 minutos de conversa à volta dos livros, mais concretamente à volta do enredo que dá forma à Operação Dominó.



Contando com a participação dinâmica da Professora Emília Polaco (bibliotecária da Escola e promotora do evento), e a colaboração do Professor António, a obra foi sendo percorrida em conjunto pelas várias vielas literárias que a mesma nos abre quando nela pretendemos indagar.


O universo das alcunhas e das expressões típicas, e a sua importância na caracterização cultural de um povo e de uma região; os contrastes existentes entre dois mundos tão distintos (Alentejo e Estados Unidos da Américas) e as consequências que daí podem advir; a origem de um texto literário; o tempo que decorre entre a sua iniciação e o chegar ao circuito comercial; os novos tempos e a literatura; entre outros, foram temáticas abordadas nesta conversa agradável e enriquecedoras para todos os intervenientes.

No final, foi lançado aos presentes (alunos), assim como a todos os alunos da escola, o desafio de participarem numa oficina de escrita criativa.
Uma iniciativa muito aplaudida pelo autor e que serviu para recordar e partilhar os seus tempos naquela escola e as alternativas existentes aos ateliers de escrita – a comunicação social local apresentava-se como a “escola” mais acessível para quem ambicionava dar asas às palavras imergidas do âmago escrevente.

Sem comentários:

Enviar um comentário