domingo, 9 de agosto de 2009

Um Dia de Pesca ...

"Aldeia de Vale Seco, 9 de Janeiro de 2006.

- Finezas! Cava aqui depressa! Está aqui uma grande a querer fugir.
O sacho de gume aguçado penetrou com violência na terra fresca e lamacenta, e pôs cobro à fuga desesperada da minhoca encarniçada e escorregadia.
Um braço arregaçado até ao cotovelo, exibindo uma tatuagem absurdamente canhestra, desceu sobre o monte de estrume arrancado à terra, e uma mão rugosa, com gestos ágeis e treinados, revolveu os excrementos curtidos e caçou a pobre minhoca em fuga inútil.
- Anda cá magana! Tu vais servir para apanhar, pelo menos, meia dúzia de achigãs de quilo.
- Deixa-te de pantominices e apanha as minhocas. Quero chegar hoje à barragem.
Mais umas quantas sachadas na terra lamacenta e muitas minhocas grossas e lustrosas vieram à superfície. Os braços das tatuagens absurdas moveram-se agilmente no estrume húmido e fedorento, e a lata de salsichas, que servia de recipiente para o isco, esgotou a sua capacidade.
- Já chegam.
- Eu vou à Sociedade buscar umas minis, e tu vê lá se consegues arranjar uma bucha na casa dos teus velhotes.
(…)"


Uma pescaria canhestra em meio rural é o ponto de partida para a trama. O que irá suceder nessa ida à barragem??? Desafio os comentadores a engendrar soluções possíveis ... bons comentários ...

3 comentários:

  1. Minhocas Luís, minhocas!? Ida à barragem tanta coisa que pode acontecer... Penso que não será na barragem que tudo se vai desenrolar talvez no regresso depois das minis?... Conheces o ditado? A curiosidade matou o gato? sinto-me um pouco gata neste momento!
    Virgínia

    ResponderEliminar
  2. Onde irá entrar o emigrante em cena? E em vez do achigã de quilo, que pescarão?Tudo pode acontecer, mas uma coisa é certa....aquelas mãos hábeis e as tatuagens sem nexo vão ter uma palavra a dizer. E a tacanhez dos pescadores não irão ajudar a OSIC?? Ah,ah desisto Luis neste momento são só minhocas na minha cabeça. Vou ler de certeza.....

    ResponderEliminar
  3. A pescaria deverá render vestígios de um crime, de forma a deflagrar a operação Dominó, não?
    Enquanto isso,matem-me a curiosdade: como é esse peixe achigã? Não encontrei nada acerca dele...

    ResponderEliminar