sábado, 17 de outubro de 2009

Achado na Barragem


(...)

"Enquanto os cenários distintos evoluíam na sala de aula, a alguns quilómetros de distância, numa das margens da Barragem da Desgraça, o rebanho de ovelhas de Marcelino Fezes saciava a sede matinal na escassa água que ainda resistia ao Verão rigoroso.
- Ajuda, o que trazes tu na boca? Um osso? Onde fostes buscar essa porcaria?
Encostado ao cajado, de cigarro descaindo no canto da boca, Marcelino observava com a atenção tranquila das pessoas serenas os movimentos mandibulares do rafeiro corpulento, que continuava a roer com apetite voraz o pedaço de osso descoberto em local indefinido.
Quando o cão malhado que acudia pelo nome de Ajuda terminou o manjar ósseo, voltou a afastar-se do pastor, galgando entre as ovelhas até um local da barragem onde a profundidade da água não ia além de dois palmos. Marcelino seguiu-lhe o rasto com o olhar calmo por debaixo da aba larga do chapéu de palha.
Semi-submerso, um invólucro esbranquiçado, com letras vermelhas pouco nítidas, exibia-se ao longe e atraía o faro canino.
Empenhado em quebrar a monotonia do ofício, Marcelino, em passada lenta, aproximou-se do local onde o cão continuava a debater-se com o conteúdo do invólucro.
- Que é que tu tens aí Ajuda?
O cão ignorou-lhe a presença e continuou a desesperante batalha com o saco de plástico de dimensão volumosa.
- Deixa-me lá ver o que tens aí!
Com o cajado esboçou uma tentativa de afastar o cão, mas a reacção do animal revelou-se agressiva, exibindo-lhe a dentição cuidada e rosnando-lhe em tom ameaçador.
- Queres ver que levas com o bordão nos cornos!?
Infernizado com a atitude indomável do canino, e permutando subitamente a sua postura plácida, passou, num ápice, da ameaça à concretização, e duas bordoadas certeiras no lombo do animal afugentaram-no do petisco por si descoberto.
Ao largo, o rafeiro malhado digeria os efeitos dolorosos das pancadas esganiçando-se conformado, enquanto o dono, com destreza súbita e insólita se abeirava do invólucro, remexendo-lhe, primeiro com a ponta do cajado, e depois, com as duas mãos, arrastou-o com dificuldade para uma zona seca.
- Que merda é esta que está aqui dentro?"

(...)


O que será que está dentro do saco???

A nossa trama atinge o climax. Até ao final do texto será uma odisseia vertiginosa e desenfreada em busca da VERDADE DOS FACTOS ...

Desafio o leitor neste último post (com conteúdo do texto) antes da obra ser apresentada ao público (é já dia 23 e 24 de Outubro) a engendrar uma tentativa de adivinhação do final. Sejam criativos ...

7 comentários:

  1. Luís como já disse não vou poder ir à apresentação do teu livro mas desejo-te o maior sucesso nessa tua obra que se identifica de forma linear com o povo Alentejano, cheio de expressões e passagens tipicas do nosso Alentejo. Felicidades e quero saber como aduiro um exemplar.
    Virgínia

    ResponderEliminar
  2. boa noite virginia
    obrigado pelas palavras de apoio.
    oportunamente será colocado no blog os locais de possível aquisição da obra.

    ResponderEliminar
  3. O desafio maior é sermos criativos para um escritor...
    Portanto, vou me ater a tentar ligar a pescaria inicial narrada no blog com este achado final.Se a operação é dominó, estariam as peças se encaixando ao final?
    Bem, só vou saber após ler o livro todo, não é?
    Muito sucesso na noite de lançamento, Ricardo. Não preciso me desculpar por não estar presente, certo? (rss). Espero ver as fotos depois no blog.
    abços .Luzia

    ResponderEliminar
  4. boa noite prima luzia. dominó, peças, investigação, crime, lógica, etc.. várias analogias presentes no texto ... tudo ligado como um jogo de dominó que só termina quando todas as peças encontram as suas respectivas combinações...
    sobre a não presença dia 23 ... quem sabe uma apresentação no Rio??? seria a intrenacionalização do texto sem necessitar de tradução ...
    e uma vez mais quero agradecer a participação excelente neste blog ... a comentadora por excelência da operacaodomino.blogspot. palavras sempre oportunas que desfilam com graciosidade na tela ...

    ResponderEliminar
  5. Luís, gostei do que estive a ler, espero que tenha bastante sucesso.
    Quando ao desafio, para tentar adivinhar, eu prefiro ficar pela curiosidade.
    Talvez não consiga ir a apresentação.
    Boa sorte…
    José Araújo Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Olá Ricardo:
    Acho que já falaram contigo sobre o que aconteceu... Peço desculpa, mas foi verdade...

    Penso que já sabes que amanhã vais ter de me aturar.

    Relativamente ao livro desejo felicidades, e que seja mais um passo na longa caminhada que iniciaste.
    Bjo
    Elvira

    ResponderEliminar
  7. Oi Luis eu to a contar ir, achei mto interessante e como sou mto curiosa quero saber o que tem o saco (2 hipoteses: dinheiro; cartas antigas sobre memorias e paixoes).

    muita sorte para o livro e até sabado

    Celia Palma

    ResponderEliminar